quinta-feira, 28 de julho de 2016

Simone Guimarães

Simone Vagnini Guimarães (Santa Rosa de Viterbo, 12 de julho de 1966) é uma cantora brasileira do gênero MPB.
Neta do Maestro e compositor Antônio Guimarães,teve a música como grande elemento comum em sua infância e adolescência.

Ganhou aos sete anos um cavaquinho e desde então começou a se apresentar em pequenos eventos escolares e no Teatro de Arena de Santa Rosa do Viterbo. Com 15 anos, mudou paraRibeirão Preto(SP), a fim de cursar o 2º grau, passando a estudar música no Conservatório Carlos Gomes. Mais tarde conheceu o compositor Milton Nascimento, que a convidou para cursar sua Escola Livre de Música, em Belo Horizonte. Depois de morar um ano em Belo Horizonte, voltou para Ribeirão Preto. Entrou para a universidade onde cursou Jornalismo,História e Letras, mas não chegou a concluir nenhum curso.

Em 1990, gravou um clip das músicas "Gueto à Califórnia" e "Todas as mulheres do mundo" (ambas de sua autoria) para a TV Globo do nordeste paulista. Em 1992 escreveu com Paulo Jobim, a trilha sonora do programa de TV "O canto da Piracema", produzido pela TV Globo, premiado com o troféu Libero Badaró. Em 1996 lançou seu primeiro CD, "Piracema", patrocinado pela Prefeitura de Ribeirão Preto para o projeto de despoluição do Rio Pardo. Ainda nesse ano, gravou, com os instrumentistas Olmir Stoker (Alemão) e Zezo Ribeiro, o CD "Cordas Versos Cordas".

Em 1997 lancou o CD "Cirandeiro" que conquistou a crítica recebendo duas indicações para o prêmio Sharp, nas categorias melhor cantora e melhor arranjo.Começou a ser conhecida no meio musical principalmente depois que sua música " Cirandeiro" passou a compor a trilha sonora da novela A Indomada.

Em 1999 lançou o CD "Aguapé", que contou com arranjos e direção musical de Maurício Maestro e participação especiais dos cantores Elba Ramalho, Ivan Lins, Danilo Caymmi e Zé Renato. Em um dos shows da cantora no Café Teatro de Arena (RJ), Milton Nascimento saiu da platéia para o palco, realizando uma participação não programada. Mílton Nascimento tornou-se uma espécie de "padrinho" artístico da cantora, convidando-a ano seguinte para apresentar-se ao lado dele na temporada do seu show "Crooner".

Simone é considerada pela crítica musical um grande icone da atualidade.Já fez participações especiais em diversos show de grandes cantores da MPB como Ivan Lins e Leila Pinheiro.Em 2003, ao lado de Maria Rita e Marina Machado, foi uma das cantoras convidadas por Mílton Nascimento para participar de seu CD "PIetá", tendo Simone participado na gravação de três músicas.

Discografia
Piracema(1996)
Cirandeiro(1997)
Aguapé(1999)
Virada pra Lua(2001)
Casa de Oceano(2003)
Flor de Pão(2007)
Candidos(2010)
Clarice (2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário